Obama critica a falta de decoro na política por vídeo racista compartilhado por Trump

A publicação do vídeo, em 5 de fevereiro, gerou críticas de todo o espectro político americano. A Casa Branca inicialmente descartou a reação como “indignação falsa”, depois atribuiu a publicação a um erro de um membro da equipe e, finalmente, a removeu.

O vídeo promove a falsa alegação de que houve fraude na derrota de Trump para Joe Biden nas eleições de 2020 e retrata os Obamas como macacos.

  • Trump diz que viu ‘apenas o início’ de vídeo racista com Barack e Michelle Obama e que não se desculpará

O ex-presidente abordou a publicação do vídeo no sábado, em entrevista ao podcaster político de esquerda Brian Tyler Cohen.

“A retórica degenerou a um nível de crueldade nunca antes visto. Há poucos dias, Donald Trump publicou uma foto sua, com seu rosto sobreposto ao corpo de um macaco”, disse Cohen.

“E assim, mais uma vez, testemunhamos a degeneração da retórica. Como saímos dessa situação em que nos metemos?”, perguntou ele ao primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Obama respondeu que a maioria dos americanos “considera esse comportamento profundamente perturbador… Há uma espécie de espetáculo circense nas redes sociais e na televisão, e a verdade é que não parece haver nenhuma vergonha nisso entre as pessoas que antes acreditavam que deveria haver um certo decoro, um senso de propriedade e respeito pelo cargo, certo? Isso se perdeu”.

O ex-presidente previu que esse tipo de mensagem prejudicará os republicanos de Trump nas eleições de meio de mandato, já que “no fim das contas, a resposta virá do povo americano”.