As bolsas da Ásia fecharam em alta nesta quinta-feira (17), impulsionadas por medidas regulatórias favoráveis na China, ganhos em ações ligadas à inteligência artificial e otimismo global com o setor de tecnologia. A recomendação positiva do Citi para ações chinesas também sustentou o sentimento dos investidores.
Na China continental, o índice Xangai Composto subiu 0,4%, aos 3.516,83 pontos, enquanto o CSI300 — que reúne as blue chips de Xangai e Shenzhen — avançou 0,7%. As ações de inteligência artificial lideraram os ganhos, com alta de 1,8%, seguidas pelo setor de tecnologia da informação, que subiu 2,1%, após notícias de que a Nvidia irá aumentar o fornecimento de chips H20 ao mercado chinês.
O setor automotivo também registrou desempenho positivo, com alta de 1,7%, após autoridades se comprometerem a coibir a concorrência predatória e a guerra de preços no mercado de veículos elétricos.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou o dia praticamente estável, mas manteve-se próximo das máximas em quatro meses. Já o Hang Seng Tech Index avançou 0,6%, aos 5.448,85 pontos.
Os setores de biotecnologia e saúde saltaram mais de 5% cada, animados pela suavização do tom do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à China — o que reacendeu esperanças de progresso em um possível acordo comercial.
Analistas do Citi elevaram a recomendação para ações chinesas para “overweight” (exposição acima da média), destacando uma melhora nas perspectivas de lucros, avaliações atrativas e temas estruturais como inteligência artificial e reformas de governança corporativa. Empresas de internet estão entre as principais apostas, impulsionadas por notícias de que companhias dos EUA retomaram as vendas de chips de IA para a China.
“Embora o cenário econômico doméstico ainda mostre sinais mistos, uma possível aceleração dos estímulos à demanda interna pode servir como catalisador de alta”, afirmaram os analistas.
No Japão, o índice Nikkei fechou em alta de 0,6%, aos 39.901,19 pontos, impulsionado por ações de tecnologia e do setor farmacêutico.
Na Coreia do Sul, o Kospi avançou 0,2%, encerrando o dia aos 3.192,29 pontos.
— Foto: Ahn Young-joon/AP