O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o governo dos Estados Unidos está interessado em solucionar “rapidamente” a questão do tarifaço contra produtos brasileiros, em declarações feitas depois de uma reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, em Washington.
“Ele [Rubio] disse que hoje comentou com o presidente Trump que ia se reunir comigo. O presidente manifestou a intenção de resolver rapidamente, de manter uma boa relação com o Brasil, e disse que gostou muito da reunião que teve com o presidente [Lula] na Malásia”, declarou o chanceler para jornalistas.
O encontro de ontem [13] entre Vieira e Rubio deu continuidade à reunião entre Lula e Trump em Kuala Lumpur, na Malásia, no fim de outubro, que marcou a reaproximação entre os governos após o tarifaço anunciado em julho pela Casa Branca.
Questionado sobre resultados concretos para a eliminação das tarifas de até 50%, o ministro respondeu que “a resposta virá muito proximamente, amanhã ou na próxima semana”.
Segundo o chefe do Itamaraty, o secretário de Estado expressou a intenção de “chegar a um acordo provisório até o fim deste mês ou início do mês que vem, que estabeleça um mapa do caminho para uma negociação que poderia durar dois ou três meses para concluir definitivamente todas a questões “.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA


